A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, em Mato Grosso, começa no dia 1° de fevereiro. Todos os 5,5 milhões de bovinos e bubalinos menores de 12 meses devem ser imunizados. Para isso, os produtores devem procurar uma das 130 unidades locais, até o dia 29 de fevereiro, quando termina a campanha. O prazo para a entrega da declaração da vacina é 10 de março.

O superintendente Federal de Agricultura no Mato Grosso, Paulo Antônio da Costa Bilégo, disse que o objetivo da campanha é manter o índice de imunidade do rebanho sempre no patamar de 98 a 99%. “Temos que alcançar a meta para continuarmos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação”, ressaltou.

Além da campanha realizada em fevereiro, o Mato Grosso promove mais duas etapas. Em maio, os bovinos e bubalinos menores de 24 meses são imunizados e, em novembro, todo o rebanho. “É necessário vacinar os animais menores de 12 meses, na etapa de fevereiro, em função da concentração do nascimento de bezerros entre os meses de setembro e novembro. Além disso, o Estado faz fronteira com a Bolívia”, explica a chefe substituta do Serviço de Sanidade Agropecuária no Mato Grosso, Janice Barddal.

Em 2007, 98,4% dos animais menores de 12 meses foram vacinados. O rebanho do estado é de 25,6 milhões de cabeças.