O ingresso de universitários no curso de agronomia tem aumentado nos últimos tempos, e essa profissão de agrônomo ou engenheiro agrônomo consiste em melhorar e conservar a qualidade e a produtividade de plantações e rebanhos. Como conhece bem as técnicas de cultivo e criação, pode atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva e também no processamento e na comercialização dos produtos agropecuários.

De acordo com os cálculos feitos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) com apoio financeiro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de janeiro a novembro de 2016, o PIB do agronegócio brasileiro acumulou alta de 4,39%, além de um avanço de 1,10% nas exportações do país, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Todo esse alcance eleva a procura de profissionais capacitados no mercado, e pensando nesse amplo mercado que se abriu que a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) investe ainda mais em seus alunos.

Alguns produtos agroindustriais foram desenvolvidos por acadêmicos da UCDB na disciplina de tecnologia de alimentos, como cerveja artesanal, salame, massa de mandioca, leite sem lactose e rapadura de leite tradicional. Os estudantes analisaram o mercado, avaliaram o produto base para inovar a produção e comercializar e gerenciar uma agroindústria fictícia.

O objetivo desse processo é a busca da informação, que é a parte mais valorizada em um profissional no mercado. O agrônomo deve se concentrar mais no plantio e na matéria-prima, mas precisa agregar valor no produto para poder ter uma alta comercialização.

Outros produtos também foram desenvolvidos pelos acadêmicos: doce de Leite sem lactose, de abóbora, de banana, queijo provolone, hidromel, geléia de mocotó, picles, bebida láctea, linguiça, mel com pimenta, polpa de maracujá e embutidos de ovinos.

A inovação dos produtos sempre pode ser feita de alguma maneira, como deixá-lo mais saudável para o consumo, por exemplo. A responsabilidade do profissional é verificar como o produto é colhido, quais os processos até ser entregue ao cliente, é importante se beneficiar da tecnologia e fazer a cadeia produtiva aumentar ainda mais, essa é a responsabilidade do profissional da agronomia.ruralnoticias