Engenheiro agronômo e pesquisador da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul, Germison Tomquelski, promove nesta quinta-feira (dia 17) uma reunião com produtores rurais para esclarecer e tirar dúvidas sobre o risco de praga de gafanhotos nas lavouras da região.

O encontro está sendo motivado por causa de ataques de gafanhotos nos assentamentos rurais localizados em Corumbá, sobretudo nas áreas de pastagem, como confirmou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário do município pantaneiro.

Tomquelski acredita que este problema se deve ao desmatamento local que vem acontecendo desde a década de 80, pois com as derrubadas várias aves foram afastadas do habitat natural, facilitando assim o aumento dos insetos na região.

No fim do ano passado, centenas de hectares foram destruídas pelo inseto, com maior ocorrência no Assentamento Taquaral. Os ataques são tão agressivos, que em apenas uma noite 20 hectares de pasto podem ser destruídos. Um produtor da região de Corumbá perdeu cinco dos seis hectares de lavoura que plantou.