A Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo) está anunciando que a cultura do milho terá um espaço expressivo na programação do Showtec 2008, que acontecerá em Maracaju no período de 13 a 15 de fevereiro.

Considerando o aumento da demanda do grão no Estado e no mercado internacional, o governo estadual vai promover a Rodada de Negócios do Milho. A programação acontece no dia 14 de fevereiro, pela manhã, na Fundação Mato Grosso do Sul. Num momento em que a produção de energia está competindo com a produção de alimentos, e as commodities estão com os preços em alta, a idéia é discutir a evolução da cadeia do milho em Mato Grosso do Sul.

A rodada também prevê discussões sobre questões tributárias, de produção, logística, industrialização e mercado. Segundo a secretária de Produção de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Correia da Costa, este é um cenário de oportunidade para crescimento em toda a cadeia de produção.

“A maior participação do milho brasileiro no mercado internacional está criando referência de mercado, o que favorece ao planejamento de médio e longo prazo tanto para indústria quanto para os produtores, que começam a ter a opção do mercado futuro e, portanto, o financiamento da cultura também pode ser feito por empresas do setor, como já acontece com a soja”, explicou a secretária.