O bom momento do setor de grãos – com produtividade e cotações em alta – deve refletir positivamente no desempenho do primeiro grande evento agropecuário do ano, o Show Rural Coopavel, promovido pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel). A 20ª edição da feira começa no dia 28 e vai até 1º de fevereiro e contará este ano com mais de 300 expositores. Os organizadores esperam repetir os números de 2007, quando o evento recebeu 143 mil visitantes.

Nos 72 hectares de área destinados para a área de pesquisas, serão apresentados quase 5 mil experimentos. Cada experimento acompanha exemplos práticos e demonstrações de tecnologias corretas, comparadas às incorretas. As novidades serão apresentadas por pesquisadores da Embrapa, do Iapar, da Emater, do Coodetec e por profissionais das empresas participantes no evento.

Na área agrícola, os visitantes poderão conferir experimentos e tecnologias para culturas de feijão, soja, milho, algodão, além de adubação verde, plantio direto, inseticidas, fungicidas, adubação de base, adubação em cobertura, adubação foliar e na semente, tratamento de sementes, controle de plantas daninhas, tecnologias de aplicação e tipos de bicos para aplicação; manejo de pragas e doenças.

Na área de pecuária serão apresentadas tecnologias sobre pastagens, confinamento, pecuária de corte e de leite, ovinocultura, manejo de suínos, silagem e integração da lavoura com pecuária.

Outra atração do evento é a área de exposição de máquinas e implementos agrícolas, onde serão apresentadas novidades em colhedoras, tratores, semeadores, pulverizadores, implementos de preparo de solo e para pastagens, além de regulagem e o uso correto de máquinas e implementos.