O Show de Tecnologias de Mato Grosso do Sul (Showtec) trará novidades aos produtores e interessados no cultivo da cana-de-açúcar e produção de seus derivados. Pesquisadores do Centro de Tecnologia Cavavieira (CTC) de Piracicaba irão ministrar minicursos durante o evento.

Detentor da tecnologia de ponta no setor sucroalcooleiro, o CTC desenvolve pesquisas nas áreas de melhoramento genético, controle biológico, colheita mecanizada, entre outros, com o objetivo de aumentar e melhorar a qualidade da cana, álcool, açúcar e bionergia produzidos no país. Os principais empreendedores da área se associaram ao centro na busca dessa excelência.

Mato Grosso do Sul está começando a investir no setor sucroalcooleiro como alternativa ao binômio econômico boi-soja. A área plantada cresceu mais de 20% em apenas um ano e a previsão é que continue em ascendência. Quarenta usinas devem se instalar no estado nos próximos anos.

Esse cenário faz do conhecimento produzido pelo centro uma ferramenta de auxílio aos produtores sul-mato-grossenses que ainda não têm muita intimidade com a cultura da cana. Durante o Showtec eles vão poder tirar dúvidas e aprender formas de tornar o empreendimento mais correto e rentável.

“A principal função do Showtec é levar ao produtor essas novas tecnologias para que ele possa aumentar sua produção e rentabilidade. A capacitação é uma necessidade do setor sucroalcooleiro. É preciso treinar profissionais para o trabalho e o produtor precisa entender o negócio para ter mais lucro”, explicou o direto-presidente da Fundação MS, Dirceu Broch.

Lançamento

O Showtec 2008 será lançado nesta quinta-feira (24), às 9 horas, no auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), no Parque dos Poderes. O evento, promovido pela Fundação MS com o apoio do Governo do Estado por meio da a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), acontece entre os dias 13 e 15 de fevereiro, em Maracaju.