São Paulo não registra casos de aftosa há 11 anos.

Na segunda etapa da campanha de vacinação de 2007 contra a febre aftosa no Estado de São Paulo, realizada entre 1º e 30 de novembro, foram imunizadas 99,18% das 11,92 milhões de cabeças, o equivalente a 11,82 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos. A novidade dessa etapa foi a adoção de um sistema computadorizado; aproximadamente 70% do rebanho já está cadastrado.

“Estamos migrando para um sistema informatizado mais aprimorado, que nos permitirá ter uma visão clara do que está ocorrendo no campo. Na próxima etapa de maio, ele já deverá estar totalmente implantado”, afirmou o responsável pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (CDA), Anselmo Lucchese Filho.

Raiva – A vacinação contra raiva dos herbívoros foi obrigatória em três regiões: Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. A cobertura chegou a 98,37% (866,4 mil cabeças de um total de 880,8 mil), ante os 98,22% da campanha anterior (maio), quando o universo era de 750 mil animais.