No próximo dia 26 de setembro, o Brasil se prepara para plantar mais uma safra recorde de soja. Isso porque o Projeto Soja Brasil vai realizar uma programação de dois dias na sede da Embrapa em Sinop (Mato Grosso) para marcar início do plantio no país.

O evento terá a presença de autoridades e dos principais líderes do agronegócio nacional. Além disso, um workshop reunindo pesquisadores e produtores rurais está na programação. Serão três fóruns para debater desafios tecnológicos: produtividade, expansão de área e combate a novas pragas e doenças.

Atualmente Mato Grosso é o principal produtor de soja do país. E a abertura oficial do cultivo da oleaginosa não poderia ser em outro Estado. Em 2012 foi realizada em Sorriso. E, desta vez, o município de Sinop foi escolhido por ter força no agronegócio. A cidade tinha, até o começo dos anos 2000, a madeira como principal recurso econômico. Agora, além do material, o comércio e a agricultura ganharam força.

O Canal Rural, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) são os organizadores principais do evento. O apoio regional é da Aprosoja de Mato Grosso, do Sindicato Rural de Sinop e da Prefeitura Municipal de Sinop. O projeto conta com coordenação técnica da Embrapa e consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio é de Basf, Intacta, Mitsubishi Motors e New Holland, com apoio de Yara Brasil Fertilizantes.