Para garantir a qualidade e aumentar a produção do trigo no Brasil, o projeto piloto de PIT (Produção Integrada de Trigo), implementado pela unidade de Trigo da Embrapa (Empresa de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está em fase de experimentação nas cooperativas Integrada, no Paraná, e Cotrijal, no Rio Grande do Sul.

O sistema é normatizado e acompanha o trigo desde a lavoura, o que assegura alimentos rastreados e com qualidade certificada. O sistema permite ainda a uniformidade da matéria-prima, desde o recebimento pela unidade armazenadora, quando os lotes de trigo são separados conforme características de interesse comercial, cultivar, classe comercial e destinação de uso pela indústria (pão, massas, biscoitos, etc.).

Na safra 2007, foram produzidas 7 mil toneladas de trigo, segregadas conforme interesse comercial. Consulta às normas e procedimentos, bem como aos projetos e atividades em desenvolvimento Embrapa Trigo, e instituições parceiras, estão disponíveis no site