A Prefeitura de Dourados realiza nesta quinta-feira, na Reserva Indígena local, a entrega de ferramentas, insumos, sementes e mudas de árvores frutíferas às famílias de agricultores familiares cadastradas pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, que vem incentivando a produção de culturas de subsistência e para comercialização na Reserva Indígena de Dourados.

A entrega dos produtos está programada para às 9h, na Aldeia Bororó e deve contar com a presença do prefeito Laerte Tetila, do secretário Municipal de Agricultura Familiar Ermínio Guedes dos Santos e técnicos da Prefeitura que vêm desenvolvendo projetos de agricultura familiar entre a comunidade indígena.

Segundo o secretário, serão entregues aos grupos familiares cultivadores de tração animal: enxadas, machados, enxadões, limas, sementes, insumos e mudas frutíferas. “Essa entrega faz parte da assistência que a Prefeitura de Dourados e seus parceiros têm oferecido aos grupos familiares indígenas da Reserva de Dourados”, explica o secretário.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura iniciou um trabalho de preparo de 1.210 hectares de área agricultável, com tombamento e gradeação para o plantio de milho, mandioca, arroz e feijão, beneficiando 31 grupos familiares nas aldeias Bororó e Jaguapiru, formados por cerca de 700 famílias.

O trabalho de preparo de terra e assistência técnica teve continuidade com o plantio de mandioca, com mudas fornecidas pela Prefeitura em outubro do ano passado, quando a maior parte da área sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura Familiar, à direita da estrada que corta as duas aldeias, já estava preparada pelos tratores e equipes do Município.

Segundo Ermínio, o apoio da Prefeitura de Dourados à agricultura indígena tem como objetivo ampliar a produção de alimentos e as lavouras de subsistência e venda das culturas, resultando também no aumento da renda familiar dos índios douradenses.
Fonte: Prefeitura de Dourados

Mais [Cidade] »»

O País das fraudes – Manoel Marques Cardoso
Leia mais