A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) executou investimentos recordes no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) em 2007. No total foram aplicados R$ 241,8 milhões, 20,26% a mais que em 2006. O número de pequenos produtores atendidos em todas as regiões também cresceu de 86,5 mil para 97,4 mil.

Segundo o presidente da estatal, Wagner Rossi, esta expansão mostra o compromisso do Governo Federal com esse grupo de agricultores, que ocupa uma parcela cada vez maior no mercado. “Enquanto a agricultura empresarial amplia a produção de commodities e energia, os pequenos agricultores têm garantido a produção de grande parte do alimento que vai à mesa dos brasileiros”, afirmou.

Com os recursos a companhia adquiriu no ano passado 229,6 milhões de quilos de alimentos, como feijão, arroz, farinha de mandioca, fécula de milho, açúcar, frutas e legumes, aumento de 8,23% em relação a 2006. Os produtos foram destinados à formação de estoques, atendimentos emergenciais, formação de cestas e doados a entidades que trabalham com populações que vivem em situação de insegurança alimentar.

No último ano, o PAA atuou em cerca de 2.100 municípios, um crescimento 16,6% em relação a 2006. A previsão da estatal é de que para este ano os investimentos ultrapassem R$ 400 milhões. A verba é destinada ao programa pelos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).