Certamente você já ouviu falar do Pantanal, e, se chegou a ver fotos ou ler sobre, deve ter ficado encantado com o que viu.

O Pantanal é uma extensa área, onde grande parte é alagada. Sua extensão é de cerca 250 mil km². Situa na parte Sul de Mato Grosso e parte noroeste de Mato Grosso do Sul. Engloba também parte do Paraguai e Bolívia.

O clima predominante no Pantanal é quente úmido no verão, e relativamente frio no inverno. Sempre apresenta um elevado grau de umidade. Isso se deve à evaporação da água acumulada no solo na época das cheias. Grande parte do solo do Pantanal é arenosa.

As fazendas no Pantanal possuem rebanhos fartos, devido à grande qualidade do solo. A criação do gado bovino é uma das principais atividades econômicas. O solo e a água um pouco salgada são excelentes para estes animais. Além da criação de bovinos, o turismo é outra grande atividade.

Sobre a cultura pantaneira: O pantaneiro acorda bem cedo e já inicia seus afazeres. Antes de iniciar o trabalho, se alimenta muito bem. Pão, arroz, carne seca são tradicionais na mesa do pantaneiro.

Fazendas no Pantanal