Neste sábado, dia 09, no Campo Experimental da Agro Jangada, em Itaporã-MS, acontece o 4º Show da Soja, a partir das 8 horas, com realização da Agro Jangada, Fundação Vegetal e Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Transferência de Tecnologia, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Na programação, palestra sobre a ocorrência e o manejo de nematóides da cultura da soja, com o pesquisador da Embrapa, Guilherme Lafourcade Asmus; apresentação das cultivares de soja para a próxima safra por diversas instituições; e ferramentas para controle de pragas e doenças, adubação e nutrição de plantas.

Com ênfase no nematóide reniforme (Rotylenchulus reniformis), o nematologista Guilherme Asmus destacará o manejo através de práticas culturais, que envolvem a rotação de culturas, a cobertura do solo e a integração lavoura-pecuária.

Até o momento, as pesquisas de Asmus apontam casos de sucesso de controle de nematóides por meio do manejo baseado nesses tratos. Os resultados de seus trabalhos experimentais são desenvolvidos a campo e em casa de vegetação na Unidade da Embrapa em Dourados, além de Maracaju e Aral Moreira-MS.

“Os nematóides estão distribuídos em todas as principais regiões produtoras de soja de Mato Grosso do Sul. O reniforme, em particular, além de parasitar a soja, atinge o algodoeiro, tornando em desafio esse patógeno”, afirma.