O país também está bastante interessado em conhecer a tecnologia brasileira de etanol.

A tecnologia utilizada pelo Brasil com etanol e a importação da soja brasileira não-transgênica foram discutidas nesta quinta-feira (17), durante encontro do embaixador da Indonésia no Brasil, Bali Moniaga, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. A Indonésia é o quarto maior importador de soja do mundo, consumindo cerca de 10 milhões de toneladas por ano.

O ministro da Agricultura recomendou uma visita do ministro da Indonésia ao Brasil para conhecer fazendas de pecuária, áreas de produção de cana-de-açúcar de Ribeirão Preto (SP), o Centro de Pesquisa de Açúcar e Álcool, em Piracicaba, e as plantações de soja no Mato Grosso. O ministro Stephanes disse, ainda, que nos próximos meses manterá contato com cooperativas para decidir sobre as exportações de soja para o consumo humano. “Vamos também discutir com o ministro a questão do embargo da Indonésia à carne brasileira”, afirmou.

O embaixador Bali Moniaga convidou o ministro Stephanes para uma palestra em seu país, ainda este ano, sobre a experiência brasileira com o etanol e a tecnologia Flex Fuel, que possibilita o abastecimento com álcool ou gasolina.