Oito milhões e meio de doses serão disponibilizadas ao TO em novembro.

O Governador do estado, Marcelo Miranda, fará a abertura oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, nesta sexta-feira, dia 9. O evento, que já virou tradição, neste ano será realizado na Fazenda Veneza, município de Fátima, a 135 km de Palmas.

Com o slogan “Aftosa: Tá na Hora de Vacinar”, a campanha começou no último dia 1º, e segue até dia 30 de novembro. A vacinação é obrigatória em todos bovinos e bubalinos. O produtor tem um prazo de 10 dias, após a imunização, para comprovar a vacinação junto ao escritório local da Adapec. Deverão ser apresentadas a nota fiscal da compra das vacinas e a carta aviso.

Se for transportar o rebanho, o produtor precisa ficar atento quanto à carência que precisa ser cumprida após a vacinação. Animais que receberão a primeira vacina têm carência de 15 dias. Para os bovídeos (bovinos e bubalinos) que vão receber a segunda vacina o período sem movimentação é de 7 dias, e a partir da terceira vacina não há prazo a cumprir.

Novidades também quanto ao rebanho destinado ao abate imediato, durante a campanha e até 60 dias após seu término. Agora, estes animais não precisam ser imunizados. Neste caso, o produtor só precisa assinar um termo de compromisso junto à Adapec, definindo a data do abate.