Uma escassez de sementes de soja de alta qualidade pode ameaçar a planejada expansão da área da oleaginosa nos Estados Unidos nesta temporada. Com o preço da soja e dos grãos em máximas históricas, produtores da maioria das regiões produtoras tentarão definir qual cultura plantar para obter o retorno máximo em seus investimentos. E a falta de sementes pode ser um fator significativo nessa decisão.

“Está sendo observada uma falta de sementes de boa qualidade, especialmente para variedades de maturação mais tardia populares no sul do país”, afirmou o Doane Agricultural Services. “Esta é a região em que esperamos a maior recuperação de área para a soja em 2008, e agora estamos sabendo que as reclamações de produtores sobre a falta de sementes são reais e significativas o bastante para ameaçar as suposições de que a soja recuperaria pelo menos metade da área perdida para o milho na última primavera.” ( Dow Jones)

David Lanclos, especialista da Louisiana State University, afirmou: “A escassez de semente de soja é causada pelos preços bastante elevados da commodity no mercado mundial e pelas condições ruins de desenvolvimento das sementes onde elas são produzidas.”