Dourados/MS – A Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO), de Dourados, apresentará hoje três cultivares transgênicas de soja para diferentes tipos de solo no Estado. Elas estão plantadas em unidades de demonstração no município e poderão ser conhecidas de perto pelos agricultores em dias de campo.

Essas cultivares são resultado do Programa de Melhoramento de Soja da Embrapa que, em Mato Grosso do Sul, a Agropecuária Oeste e a Embrapa Soja, líder do programa nacional, trabalham em conjunto com a Fundação Vegetal, de Dourados, no desenvolvimento de sementes mais adaptadas às condições e solo e clima.

As novas cultivares serão recomendadas para a safra de verão 2008/2009. Com ciclo precoce e recomendadas à região sul do Estado estão a BRS 243RR e a BRS 255RR. De acordo com os técnicos da Embrapa – que implantaram e acompanham os experimentos, a BRS 255RR tem apresentado melhor desempenho e os resultados de produtividade demonstram-se satisfatórios, sendo menos exigente em fertilidade do que a BRS 243RR.

Entretanto, ainda segundo eles, a BRS 245RR tem sido a cultivar transgênica mais cultivada em Mato Grosso do Sul, devido à sua estabilidade produtiva, segundo nota divulgada ontem pelo CPAO.