Portaria 41/2008 assinada nesta sexta-feira (dia 11) pelo presidente em exercício da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Geraldo Eugênio, nomeou o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande, para o período de dois anos, prorrogável por mais dois. Trata-se do pesquisador Rafael Geraldo de Oliveira Alves, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em zootecnia e doutor em genética e melhoramento.

A escolha do novo chefe-geral aconteceu por meio de um processo público que envolveu exame de currículo, apresentação e defesa de proposta de trabalho e avaliação de capacidade gerencial. Pesquisador da Embrapa há 33 anos, Alves foi chefe-geral interino nos últimos dois anos, substituindo Kepler Euclides Filho, quando este foi nomeado diretor nacional da Empresa. Durante seu mandato interino, Alves priorizou a melhoria das condições físicas da Embrapa Gado de Corte e, entre outras realizações, viabilizou a revitalização da área técnica e a construção do auditório da Unidade.

Para os próximos dois anos, sua expectativa é aumentar a integração interna na empresa e estabelecer parcerias com outras unidades da Embrapa e com outras instituições de pesquisa. “Nosso foco está voltado para a inovação tecnológica, visando resultados que possam ser incorporados pelo setor produtivo”, afirmou. A cerimônia de posse ainda não tem data marcada, mas Rafael Alves já responde normalmente como chefe-geral da Unidade.