Dentro da criação de bovinos para produção de leite e carne, muitos fatores se somam ao cotidiano do produtor e do rebanho, tais como alimentação, cuidados com a saúde do gado e manejo dos produtos a serem criados ali. Por isso, é muito importante que se controle infecções e carrapatos bovinos, por exemplo, com os Produtos Agropecuários certos. Isso se faz necessário pois o desenvolvimento tecnológico do setor pecuário, que resulta na melhoria da produtividade, reflete também no aumento de problemas sanitários.

Considerada por muitos como uma das doenças mais importantes que afetam nossos rebanhos, a carrapatose é causada pela infestação descontrolada de carrapatos dos bovinos. É uma doença que causa enormes prejuízos e grande desconforto para os animais prejudicando o seu desenvolvimento e produção.

É comum em propriedades com infestações descontroladas, que os animais fiquem tão afetados que emagreçam, reduzam o rendimento e possam vir a óbito.

Para enfrentar este problema sugere-se uma proposta de controle estratégico. O controle de pragas deve ser feito na época das chuvas, já que muitas vezes os carrapatos se reproduzem quando está mais úmido. O acompanhamento do veterinário ou zootecnista deverá ser muito constante, já que é ele que recomendará os remédios certos para curar os animais afetados. O mesmo vale para infecções e demais doenças.