A nutrição animal é fundamental para que os animais mantenham a saúde e os índices de produção, sem doenças e outros tipos de ameaças. Cada espécie, necessita de um tipo de nutrição de deve receber o correto manejo dos nutrientes contidos na alimentação. Os bovinos, por exemplo, possuem uma exigência maior de proteínas e energia para que mantenham suas funções e apresentem taxas de produção e reprodução satisfatórias.

Acontece que, na maioria das vezes, é necessário o uso de suplementos para garantir que todos os nutrientes estão sendo oferecidos, garantindo uma maior produção com baixo custo, respeitando, claro, princípios básicos com a qualidade e cuidados para que não apresentem riscos à sociedade que consome produtos de origem animal.

nutricao animal

Caso não sejam utilizados os produtos necessários para a correta nutrição animal, o organismo dos animais acabam retirando o essencial das suas reservas, dos músculos, ossos e demais órgãos para atender às necessidades fisiológicas. Com isso, eles começam a apresentar problemas e ficam menos resistentes à pragas e doenças. Além disso, passam a ocorrer mais quedas, fraturas e machucados, já que os minerais passam a migrar dos ossos para atender outros órgãos, deixando-os mais fracos. Tudo isso resulta na queda do desempenho como diminuição na produção de leite e carne, por exemplo, nos bovinos.

Especialistas recomendam, que a saída nunca é diminuir os produtos que auxiliam na nutrição, pois os prejuízos podem ser imensuráveis. Em caso de diminuição de caixa, o ideal é que se diminua o plantel, se necessário, mas não prejudique a nutrição dos animais.