A pesca sempre fez parte da cultura humana. Não há relatos concretos de quando essa atividade começou, mas deduz-se que sempre existiu por se tratar de uma necessidade, já que peixes e demais animais aquáticos sempre nos serviram de alimento. Entretanto, nem sempre foi apenas por esta necessidade. A pesca representava um modo de vida, caracterizando grande número de comunidades ao redor do mundo. Além de ser visto por muitos como uma arte.

Uma das grandes referências que destaca com grande valor esta atividade é a Bíblia. Essa importância acabou fazendo do peixe um dos símbolos cristãos.

Em relação à comercialização dos pescados retirados do mar, pode-se dizer que o comércio do bacalhau seco é uma das atividades mais antigas. Esta atividade era praticada entre o norte e o sul da Europa e começou nos tempos dos vikings há 1000 anos.
A atividade da pesca

Pode-se dizer que pesca é o ato de retirar organismos aquáticos do ambiente em que vivem (mar, rios, lagos, lagoas e afins) para uma finalidade, seja alimentação, recreação ou fins industriais.

As espécies mais exploradas na atividade da pesca são o grupo dos moluscos, crustáceos e peixes.
Existem diversas maneiras de se praticar a pesca:

  • Pesca de linha -> Utiliza-se linha, anzol. O material é fácil de ser encontrado e esta prática é a mais executada no mundo, considerada inclusive um esporte.
  • Pesca de emalhe -> Utiliza-se rede de emalhar. Um retângulo formado no ambiente aquático para “encuralar” os peixes.
  • Pesca de cerco -> Parecido com a rede de emalhar. A rede de cerco fica em volta de um cardume e existe um cabo onde se pode puxar até que a rede vire um “saco” para capturar o cardume.
  • Pesca com armadilhas -> Utilização de gaiolas de plásticos ou metais para pescas em profundidade. Essas gaiolas ficam presas por um cabo.

Destinos de Pesca no Brasil

Os principais destinos de Pesca no Brasil são: Pantanal e Amazônia.

Os pacotes de pesca no Pantanal apresentam uma diversidade muito grande, podendo variar de pousadas e hotéis flutuantes. A grande variedade de peixes encontrados nesta região é o grande atrativo para turistas. Cidades como Corumba-MS, Rio Paraguai – Cáceres-MT, Rio Cuiabá são destinos para um grande passeio voltado à atividade de pesca.

Os pacotes de pesca na Amazônia também apresentam um grande atrativo para turistas. A imagem conhecida ao redor do mundo, a variedade de lugares para a prática da pesca e sua fartura de espécies de peixes. Cidades como Manaus-AM, Barcelos-AM, Rio Araguaia – Luis Alves-GO são alguns exemplos de grandes centros de pesca.